quinta-feira, outubro 30, 2003

A agricultura e a literatura

Ao ler a mais recente crónica de Manuel Pereira Maia (já é uma referência...) no Terras do Ave, fui chamado para uma notícia do Jornal de Vila do Conde de 23 de Outubro. Mais concretamente, um texto publicado na página 4, sob o título "Ainda o Monumento ao Agricultor".
A similitude entre os dois textos é evidente. Quer Pereira Maia, quer o JVC baseiam a sua escrita em cartas que terão recebido de agricultores a propósito da inauguração do dito Monumento.
Confesso que a leitura cruzada de ambos os textos é um exercício lúdico de enorme alcance. Aconselho-o a qualquer um.
Por isso, deixo aqui mais uma pista para exploração científica ao Passarola:
- Que tal fazer um estudo sobre a agricultura enquanto semente de literatura?
Dupond