Investimento estrangeiro

O Primeiro Ministro esteve hoje em Mindelo, na Infineon, onde participou na cerimónia de assinatura de um contrato de investimento de 230 milhões de euros por parte daquela multinacional, que criará 584 postos de trabalho. Trata-se de uma boa notícia, especialmente bem vinda, porque aparece numa altura em que os níveis de confiança andam por baixo.
Como se sabe, a Siemens (agora Infineon) chegou a Vila do Conde em 1996, alimentando imensas expectativas. Confesso a minha ignorância quanto às consequências que a dita empresa está a ter na economia local. Será que alguém tem dados para responder a coisas como:
1.- Qual o contributo da Infineon para a criação de outras empresas com negócios cruzados (a montante ou a jusante do seu processo produtivo) na região?
2.- Qual a percentagem de quadros nacionais no total de quadros da empresa?
3.- Qual é essa percentagem no pessoal menos qualificado?
A resposta a estas perguntas dar-nos-ia boas pistas para avaliar com mais profundidade o efeito de longo prazo da presença desta multinacional na nossa terra. Gostava imenso de poder manter o sorriso de hoje por muito tempo...
Dupond

por Alcazar, Dupond, Dupont e Haddock

<< Home