quarta-feira, abril 28, 2004

Tesourada no Valentim


Na edição do passado sábado da ‘Única’, do Expresso, foi publicada uma biografia do Major Valentim Loureiro. Assinada por Felícia Cabrita e Paula Barreiros, recorda a vida daquela polémica personagem desde que nasceu até aos dias de hoje. Acontece que não é um trabalho inédito, uma vez que é a mesma já publicada na extinta “Revista”, no mesmo semanário, em 6 de Julho de 1996.
Esta minha mania de guardar papéis, jornais e revistas dá nisto: fui buscar a original e comparei-as. E há diferenças gritantes. A primeira é formal: de vinte e duas páginas passou apara dez
Mais importante, foi descobrir onde passou o bisturi do cirurgião plástico. Desde logo, foi eliminada quase toda a referência à ascendência do Major, incluindo ao seu avô que “teria nascido de um acerto entre uma jornaleira e um soldado de Napoleão” e à avó que fora “servir para Ribafeita, onde embarrigara do patrão e fora posta a andar”, entre outros pormenores de critério de publicação mais ou menos discutível. Recordo, uma ou duas edições depois, uma carta inflamada de João Loureiro, num tipo de discurso hiper-protector da família, mostrando-se orgulhoso dos seus antepassados. Algo que, por imagens recentes, parece ser um sentimento forte naquela família, o que é sempre de aplaudir.
Tal como numa partida de futebol, onde as faltas mal assinaladas a meio-campo influenciam o jogo, há um sem número de expressões e frases retiradas nesta versão condensada. Lamenta-se, por exemplo, que tenha sido obliterado quase tudo o que está relacionado com a reintegração do Major e que, em passos largos, passou pelo desaparecimento do auto de averiguações e do processo disciplinar. E ainda conseguiu obter um parecer que declara “que não se prova que o ex capitão-Valentim Loureiro tenha cometido as faltas pelas quais foi punido”. Outro aspecto particularmente branqueado foi o da sua participação no MDLP. Ausente está, também a história do cheque de 90.000 contos do BCP, embora se faça referência à sua famosa vitória na lotaria...
Estava tudo ali. A matéria prima com que se fazem pessoas deste calibre. Porque é que o PSD o continuou a apoiar? Mais: porque é que o povo vota continua a votar nele?
Dupont