sexta-feira, Outubro 29, 2004

Jornais Regionais Vilacondenses


Quando se fala de jornais, em Vila do Conde, todos pensamos, imediatamente, nos dois principais títulos: "O Jornal de Vila do Conde"(JVC) e o "Terras do Ave" (TA). Já muitas vezes falámos destes periódicos, mas vamos, hoje, fazê-lo sob um prisma diferente.
O Vilacondense partiu para uma análise a todas as edições saídas desde a habitual suspensão para férias de Verão (a nossa paciência também tem limites...) e contabilizamos o número de aparições, em fotografias, dos protagonistas políticos vilacondenses. Apesar de isto não ter qualquer valor científico, nem era essa a ideia, levámos em conta alguns critérios:
  • restringímo-nos aos políticos com expressão local (e não os nacionais);
  • deixámos de fora as imagens que acompanham rubricas regulares: a dos colunistas no 'TA" e a de Mário Almeida nas respostas aos munícipes, no "JVC"; e
  • uma vez que a periodicidade destes jornais é diferente (JVC é semanal, TA é quinzenal) calculámos a média por edição.
Uma vez feito o apuramento, vejamos algumas das conclusões a que chegámos:
  1. Mário Almeida vence em toda a linha, em ambos os jornais. No TA aparece com uma média de 2,75 fotografias por edição e no JVC é de 6,1 fotos.
  2. Logo a seguir ao Presidente da Câmara, a segunda figura com mais exposição mediática é também do PS: António Caetano. Tem uma média de 3 fotos por edição no JVC e de 1 foto no TA. Santos Cruz virá em terceiro lugar.
  3. Mário Almeida é responsável por 42,3% do total de fotos do JVC e António Caetano por cerca de metade desse número, ou seja 20,8%. No TA Mário Almeida garante presença em 15% das fotos, seguido por Santos Cruz com 12,3%.
  4. As 5 figuras políticas que mais aparecem no JVC são todas do PS. No TA a lista dos 5 mais fotografados compõe-se de 3 figuras do PSD e 2 do PS.
  5. 70% das figuras políticas que aparecem no JVC são do PS, enquanto que apenas 20% são do PSD. Curiosamente, nenhuma das personalidades sociais-democratas desempenha qualquer cargo autárquico.
  6. No TA, 54% dos políticos fotografados são do PSD, enquanto que 35% são do PS. Este é ó único jornal que inclui fotos do elementos ligados ao CDS, reservando-lhes cerca de 8% das aparições.
  7. Elementos da CDU e do Bloco de Esquerda não aparecem em nenhum jornal.
  8. O total de personalidades políticas que apareceu no JVC , neste universo de 10 edições, foi de 20, enquanto que no TA, em quatro números, foi de 26.
  9. O Vice-Presidente da Câmara, Abel Maia, é quase um "fantasma" em termos de visibilidade pública, registando uma solitária aparição no JVC e nenhuma no TA.
  10. No TA já apareceram todos os vereadores. No JVC só os quatro do PS.
  11. No JVC não é feita qualquer referência a membros da Assembleia Municipal, de qualquer partido, para além do respectivo Presidente, mas que aparece na qualidade de dirigente associativo. O TA "mostra" deputados do PS, PSD e CDS.
  12. O único líder de uma juventude partidária que marca presença é o da JSD, no TA.
Os dados completos para o "Jornal de Vila do Conde" estão aqui.
Os dados completos para o "Terras do Ave" estão aqui.

NOTA - Para melhor orientação relativamente à representatividade de cada um dos partidos, aqui ficam os resultados das últimas eleições autárquicas:
PS - 53,64%
PSD/CDS - 39,75%
CDU - 2,96%
BE - 1,02%
Dupond & Dupont