terça-feira, maio 03, 2005

ÚLTIMA HORA!! Novo hospital Póvoa-Vila do Conde cancelado!!

Segundo um comunicado do Ministério da Saúde, Correia de Campos decidiu reduzir em 50% o número de novos hospitais a construir. Recorde-se que o grupo continha dez unidades e, dessas, as respeitantes a Loures, Cascais, Braga, Vila Franca de Xira e o Centro de Medicina Física e Reabilitação de São Brás de Alportel irão avante. Já os hospitais previstos para Vila Nova de Gaia, Vila do Conde/Póvoa do Varzim, Guarda, Évora e o Hospital Central do Algarve foram abandonados porque "não foi possível encontrar documento técnico escalonando as respectivas prioridades de construção".
E assim acaba a história de uma promessa nunca cumprida mas que, nos tempos do anterior Governo, esteve em cima da mesa. Aliás, o ex-novo hospital foi motivo de polémica entre o socialista Mário Almeida e o laranja Miguel Paiva, quando este integrava a ARS-Norte. Quem não se lembra da célebre jornada socialista de luta, liderada pelo presidente da Câmara, pelo não encerramento da urgência do hospital de Vila do Conde, com o apelo à concentração de pessoas em frente à unidade hospitalar?
E, agora, o que é que Mário Almeida fará? Vai convocar a população e cortar o IC1? Irá pedir desculpas públicas a Miguel Paiva, o único que, dentro das suas possibilidades, sempre aguentou com projecto junto do Ministério?
Dupont

ACTUALIZAÇÃO: o Público desenvolve a notícia e apresenta um depoimento de Mário Almeida que "contestará qualquer fórmula do Governo para travar a edificação da unidade hospitalar". Notícia integral aqui.