sexta-feira, maio 13, 2005

Uma lição exemplar


Segundo esta notícia do Público, vai ser inaugurada, em Gaia, mais uma ETAR, a quinta desde que Luís Filipe Meneses chegou à autarquia. Nessa altura, em 1997, não havia nenhuma e apenas 25,3% da população estava servida, hoje já o podem dizer 84% dos gaienses. Esta ETAR é um "equipamento que marca o fim de um ciclo de investimentos da câmara em saneamento básico; pretende-se cobrir 90 por cento do concelho este ano"
Então é assim:
  • «A Câmara de Gaia investiu em saneamento básico um total de 145,8 milhões de euros (75,5 milhões através de capitais próprios, 51, 3 milhões pelo Fundo de Coesão e 18,8 milhões através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional); a fatia inicial do Pronorte atribuída a Gaia foi inteiramente aplicada em investimentos na área ambiental.
  • Há oito anos, existiam 134 quilómetros de rede de saneamento instalados, embora sem tratamento; hoje, existem 1097, com todos os efluentes a serem tratados.
  • Foram limpos mais de 130 quilómetros de linhas de água, dos quais 30 correspondem à requalificação de ribeiras em áreas urbanas.»
Tudo isto em menos de dois mandatos. O que é que Luís Filipe Menezes não faria se estivesse no poder durante trinta anos?
Dupont