segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Quando Amaral não rima com Portugal

Ou como, por redução ao absurdo, se pode arrasar Freitas do Amaral e as suas declrações sobre o caso dos cartoons: Uma proposta construtiva, de António Barreto.
Mas, ontem, Freitas insiste em baixar ainda mais a consideração que qualquer português deve nutrir por um seu governante. Diz ele, ouvido na televisão aquando do doutoramento honoris causa a Aga Khan, em Évora, transcrito pelo Blasfémias, que:
Quem tem sido os maiores agressores nos últimos tempos somos nós... portanto eu acho que nos cabe a nós tomar a iniciativa, cabe-lhes a eles também dar passos decididos e não utilizarem a violência porque os protestos são legítimos mas há muitas maneiras pacífica de fazer protestos.

Porque não, para além do campeonato do mundo de futebol e do campeonato europeu de futebol, fazer um campeonato euro-árabe de futebol. Eu que era uma das coisas que mais poderia aproximar as duas civilizações.
Em suma, nós somos os culpados do status quo muçulmano e a solução é um campeonato de futebol. Pedro Santana Lopes começa a ver em perigo o seu título de "Irresponsável-Mor da Nação"...
E ninguém o demite?
A propósito de 'demissores', Jorge Sampaio, nas mesmas condições de tempo e espaço de Freitas do Amaral, declarou:
"Qualquer que seja o juízo negativo que possamos fazer sobre o sentido, a oportunidade, a intenção e o teor destas caricaturas, ele não põe em causa, de modo nenhum, o direito à liberdade de expressão"
Sendo certo que José Sócrates apoia o seu Ministro, então o que temos é o Presidente da República e Governo de costas voltadas. Ou seja, nem foi preciso esperar por Cavaco Silva para haver os tão pré-anunciados conflitos institucionais...

ADITAMENTO
: Vasco Pulido Valente tem andado entretido com Freitas do Amaral, tal qual um gato com um novelo de lã... A melhor de todas:
Com a sua subtileza diplomática, o homem quer um campeonato euro-árabe. Aí, sim. Com a malta toda ao pontapé, acabava a questão do Maomé. Porque será que nunca ninguém se lembrou disto?
Dupont