sexta-feira, março 24, 2006

«The Life Pursuit», Belle and Sebastian

Ao sétimo álbum os Belle and Sebastian não atingem o céu, mas ficam lá muito perto. Para quem conhece o som desta banda escocesa, “The Life Pursuit” é um trabalho mais puro do que o anterior “Dear Catastrophe Waitress”, que nos foi servido com um som mais trabalhado, sem dúvida por via da produção de Trevor Horn.
Agora, a reinvenção dá-se com uma visita ao glam-rock e à soul dos anos setenta, sem esquecer aventuras estranhas como “Spirit in the Sky”, dos Doctors and The Medics, que parece ressuscitado no terceiro tema, “The White Collar Boy”… Logo a seguir, em “The Blues are STill Blues”, é outro fantasma que regressa, o dos Roxy Music de Brian Ferry e amigos.
As canções da banda são pérolas do pop. Aparentemente simples, melodiosas sem serem melosas, debitando um som cristalino e “limpo”. Os temas das letras são retirados de situações do dia-a-dia, mas muito mais exploradas do que é costume. Efectivamente, as letras continuam longas, contando histórias e desventuras amorosas, aqui e ali polvilhadas com algum humor. Ás vezes, a conjugação entre a letra, a voz e a música é de tal modo perfeita que chega a irritar. Veja-se o segundo tema, “Another Sunny Day”: “ANother sunny day, I met you up in the garden / You were digging plants, I dug you, beg your pardon/ I took a photograph of you in the herbaceous border / It broke the heart of men and flowers and girls and trees”… Mais cor-de-rosa é impossível!
Um bom álbum, que anda a disputar a primazia no leitor de CDs com “Comfort of Strangers”, de Beth Orton.
Dupont