quarta-feira, março 29, 2006

Springsteen de volta


Um ano após o brilhante "Devils & Dust", Bruce Springsteen está de volta, com "We Shall Overcome: The Seeger Sessions". Pela primeira vez na sua carreira, o "Boss" assina um disco de covers. O visado é o cantor folk Pete Seeger, compagnon de route de lendas como Leadbelly e Woody Guthrie, nos anos 40 e 50 do século passado. Aliás, Springsteen já havia patrocinado "Folkways", também um álbum de versões de músicas de Guthrie. Desta vez, o homenageado é mais do que um mero songwriter, antes um cantor de intervenção, com conhecidas ligações à esquerda norte-americana, nunca fugindo a divulgar os seus ideais socialistas.
Bruce Springsteen já havia gravado um tema de Pete Seeger, "We Shall Overcome", em 1998, precisamente o que dá nome a este trabalho (download). Segundo o press-release, a E-Street Band não aparece. Os músicos que compõe a Seeger Sessions Band são: Springsteen (guitarra, harmónica, orgão B3n e percussão), Sam Bardfeld (violino), Art Baron (tuba) Frank Bruno (guitarra), Jeremy Chatzy (baixo), Mark Clifford (banjo), Larry Eagle (bateria e percussão), Charles Giordano (orgão B3, piano e acordeão), Ed Manion (saxofone), Mark Pender (trompete), Richie "La Bamba" Rosenberg (trombone) e Soozie Tyrell (violino). Lisa Lowell, Patti Scialfa, Springsteen, Pender, Tyrell, e Rosenberg são responsáveis pelas backing vocals.
Os temas escolhidos são: Old Dan Tucker, Jessie James,Mrs. McGrath, Oh, Mary, Don't You Weep, John Henry, Erie Canal, Jacob's Ladder, My Oklahoma Home, Eyes On The Prize, Shenandoah, Pay Me My Money Down, We Shall Overcome, Froggie Went A-Courtin'.
Conforme refere o próprio cantor, a gravação é completamente "ao vivo". Ou seja, comentários e indicações de e entre os músicos são perfeitamente audíveis. Foram apenas três dias: um em 1997, outro em 2005 e, finalmente, o último em 2006. Como a edição é em Dual-Disc, no verso do CD estará disponível um DVD com imagens da gravação do álbum. Para divulgar o disco, Bruce Springsteen agendou oito concertos na Europa, todos em Maio. O mais perto de nós será em Badalona, a 14 de Maio. Um bocadinho longe...
Enfim, será um disco diferente, quase diríamos único, numa viagem musical por aquilo a que normalmente se chama "Americana" e que remete para as raízes mais profundas dos EUA.
Dupont